domingo, 6 de maio de 2012

Eliphas Levi

Eliphas Lévi, nome de baptismo Alphonse Louis Constant, (8 de fevereiro de 1810 - 31 de Maio de 1875) foi um escritor francês, e ocultista.
O seu pseudónimo "Eliphas Lévi," sob o qual ele publicava seus livros, resultou de pretender ter neles um pseudónimo de origem hebraica associando-o mais facilmente a outros cabalistas famosos.

Biografia


O maior ocultista do Séc. XIX, como muitos o consideram, era filho de um modesto sapateiro. Tinha uma irmã, Paulina-Louise, quatro anos mais velha que este. Desde sua infância demonstrava um grande caráter de seu talento para o desenho, seus pais introduziram-no para o ensinamento religioso.
Depois disso, aos dez anos de idade ingressou na comunidade do presbitério da Igreja de Saint-Louis em Lille, onde aprendeu o catecismo com o seu primeiro mestre, abade Hubault, que fazia seleções dos garotos mais inteligentes. Eliphas Levi foi encaminhado por Hubault ao seminário de Saint-Nicolas Du Chardonnet, para concluir seus estudos preparatórios. A vida familiar para ele havia acabado neste momento. No seminário, teve a oportunidade de aprofundar-se nos estudos da filologia, e quando completara seus dezoito anos já era apto para ler a Bíblia no seu contexto original.
No ano de 1830, foi transferido para o seminário de Issy para estudar Filosofia. Dois anos depois, ingressou em Saint-Sulpice para estudar Teologia. Foi nesse tempo que esteve em Issy que escreveu seu primeiro drama bíblico, Nemrod. No seminário de Saint-Sulpice criou seus primeiros poemas religiosos, considerados de demasiada beleza.
Eliphas Levi foi ordenado diácono em 19 de dezembro de 1835. Em Maio de 1836, teria sido ordenado sacerdote, se não tivesse confessado ao seu superior o amor por Adelle Allenbach, cuja primeira comunhão com ele havia realizado. Suas convicções receberam um choque tão grande, que Levi sentiu-se jogado fora da carreira eclesiástica. Por resultado de uma publicação de uns escritos de sua Bíblia da liberdade foi posto preso durante oito meses, incluindo 300 francos de multa, acusado de profanar o santuário da religião, de atentar contras as bases que sustentam a sociedade, de espalhar ódio e a insubordinação. Depois de tanto constrangimento, (Eliphas concluiu seus estudos) e de tantos parênteses na sua vida, enquanto esteve preso, teve contato com os estudos de Swedenborg. Segundo Eliphas mesmo afirmava, que, tais escritos não contêm toda a verdade, mas conduzem os neófitos com segurança na senda.

Começo da carreira no Ocultismo


Deixando a prisão, realizou pequenos trabalhos, principalmente pinturas de quadros, murais nas igrejas da região e colaborações jornalísticas. Mesmo com esses contratempos da sua vida (que os considerava materiais), não deixou jamais de enriquecer seus conhecimentos e aperfeiçoar sua erudição.
Em Swedenborg, encontrou os grandes magos e alquimistas da Idade Média que o introduziram no Adeptado, entre eles foram Guillaume Postel, Raymond Lulle e Henry Corneille Agrippa.
Não obstante, em 1845, aos trinta e cinco anos de idade, escreveu sua primeira obra ocultista de nomeada: O livro das Lágrimas ou Cristo Consolador.
Assim como terá feito desenhado, em 1854, no seu livro Dogme et Rituel de la Haute Magie, aquela que é a representação mais conhecida de um suposto baphomet atribuído como ídolo dos templários.

Obras:

Dogma e Ritual da Alta Magia
Dogme et Rituel de la Haute Magie (Português: Dogma e Ritual de Alta Magia) foi o título do livro por Eliphas Lévi, tratado em ritual de magia, que apareceu em 1855.
Ele incluiu uma tradução do Nuctemeron (ou Nuctameron), um trabalho supostamente escrito por Apolônio de Tiana.
Em Dogme et Rituel de la Haute Magie de Lévi, foi traduzido para o Inglês por Arthur Edward Waite, como Transcendental Magic, its Doctrine and Ritual, de 1910 (Mágica Transcendental ,sua Doutrina e Ritual. Waite acrescentou um prefácio biográfico sobre Levi.
Download

História da Magia
A obra pretende explicar ao leitor os diferentes tipos de Magia, podendo ser 'branca', 'cinzenta' ou 'negra'. É branca se aplicada de modo desinteressado e altruísta; cinzenta, se tem alguma finalidade egoísta, ainda que leve; e negra, se visa à prática do mal, quando então se torna 'feitiçaria', considerada criminosa. A ciência da Magia é muito complexa e sutil, e por isso não está ao alcance de qualquer um, moral e mentalmente preparado, tanto para expô-la como para aprendê-la. 'História da Magia', com 49 capítulos, é direcionado a todos os que se interessam pela prática da Magia.

A Chave dos Grandes Mistérios
Obra baseada nos estudos dos Arcanos Maiores do Taro, porém estabelecido sobre o número quatro, que representa as formas simbólicas da Esfinge e das manifestações ocultas

A Ciência dos Espíritos
Este estudo está dividido em três partes: na primeira parte, sob o título Espíritos reais, trata de Deus e do homem reunidos e idealizados na pessoa de Jesus Cristo; na segunda parte, sob o título de Espíritos hipotéticos, fala dos anjos, dos demônios e das almas desencarnadas, segundo as doutrinas cabalísticas e mágicas; na terceira parte, consagrada aos pretensos espíritos ou fantasmas, aborda as evocações e aprecia os fenômenos e as doutrinas espíritas.

As Origens da Cabala
Estudo acerca das origens da Cabala com investigações sobre os mistérios da franco-maçonaria, seguidos da Profissão de fé e de elementos da Cabala.
Download

Os Mistérios da Cabala
Com base em dois livros da Bíblia, Ezequiel e Apocalipse, pretende Eliphas Levi, mostrar a relação de um com o outro e através dessa relação estabelecer uma nova linha de conduta, mostrando que nem sempre se precisa sofrer para chegar a Deus, como fazem supor tantas religiões.
Os Mistérios da Cabala, ou a Harmonia oculta dos dois Testamentos - o Velho e o Novo -, é um instigante estudo sobre o alto simbolismo das profecias contidas na visão de Ezequiel e no Apocalipse de São João, justapostas para mostrar as analogias entre esses dois profetas máximos da antiga e da nova era.

Curso de Filosofia Oculta
Download

Fábulas e Símbolos
Publicado em 1862, segundo ele próprio, era sua obra mais elaborada.
Consta que o livro não contou apenas com a erudição de Levi, mas que ele estava inspirado por forças maiores, como se as idéias simplesmente nascessem, e a própria Vontade Divina agisse, movendo suas mãos. Ele se sentia em extrema comunhão com a Luz que envolvia seu trabalho.

O Livro dos Sábios
Este livro está dividido em duas partes; a primeira, contém diálogos que reúnem toda a polêmica religiosa e filosófica do presente século. A segunda, contém definições e aforismos.
Download

O Grande Arcano
O Grande Arcano é a ciência absoluta do bem e do mal. É a essa ciência que a Bíblia faz simbólica referência quando relata que a serpente disse ao casal primitivo- Sereis como deuses, sabendo o bem e o mal. Eliphas Levi diz que este livro é o seu teste.

Os paradoxos da Sabedoria Oculta
Download

O livro das Lágrimas ou Cristo Consolador
Em 1845, já influenciado por grandes magos da Idade Média, como Guillaume Postel, Raymond Lulle e Henry Cornelius Agrippa, Levi escreve sua primeira obra ocultista, chamada O livro das Lágrimas ou O Cristo Consolador.

Links recomendados:

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/personagens/eliphas.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Eliphas_Levi



Pra quem não gosta de arquivos PDF



HISTORIA DA MAGIA
Formato: Livro
Autor: LEVI, ELIPHAS
Editora: PENSAMENTO
Assunto: ESOTERISMO
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição: 10ª
Ano de Lançamento: 2010
Número de páginas: 368

Sinopse:
A obra pretende explicar ao leitor os diferentes tipos de Magia, podendo ser 'branca', 'cinzenta' ou 'negra'. É branca se aplicada de modo desinteressado e altruísta; cinzenta, se tem alguma finalidade egoísta, ainda que leve; e negra, se visa à prática do mal, quando então se torna 'feitiçaria', considerada criminosa. A ciência da Magia é muito complexa e sutil, e por isso não está ao alcance de qualquer um, moral e mentalmente preparado, tanto para expô-la como para aprendê-la. 'História da Magia', com 49 capítulos, é direcionado a todos os que se interessam pela prática da Magia.

Clique aqui para comprar o livro na Livraria Cultura

DOGMA E RITUAL DE ALTA MAGIA
Formato: Livro
Autor: LEVI, ELIPHAS
Editora: MADRAS
Assunto: ESOTERISMO - OCULTISMO
Idioma: português
Encadernação: Brochura
Dimensão: 23 x 16 cm
Edição: 8ª
Ano de Lançamento: 2008
Número de páginas: 416

Sinopse:
Nesta obra, o leitor toma contato com a magia em sua grandeza de ciência. O esclarecimento do obscuro, da conciliação e da paz. Um livro para os iniciados e para quem está ingressando no ocultismo, no misticismo ou em qualquer sociedade secreta.

Clique aqui para comprar o livro na Livraria Cultura

Posts relacionados

´