quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Uma breve nota sobre a Inquisição


O tribunal da Inquisição só julgava católicos, ou quem se dissesse católico, pois era um tribunal interno, destinado a fiscalizar a ortodoxia dos ensinamentos que se transmitissem em nome da Igreja. Judeus, muçulmanos ou quaisquer outros estavam fora da jurisdição inquisitorial, a não ser que se proclamassem católicos e ensinassem como católica alguma doutrina que não o fosse.
Basta isso para eliminar desde logo a ideia de que a Inquisição tivesse algo a ver com a imposição forçada do cristianismo a toda a humanidade.
Mais ainda, a crença popular de que a Inquisição promovesse homicídios em massa é incompatível com o estado atual dos conhecimentos históricos.
A melhor fonte para o estudo do assunto são as atas do congresso mundial de historiadores (os maiores especialistas da matéria, incluindo judeus e ateus) realizado em Roma em 1998: Agostino Borromeo, “L’Inquisizione, Atti del Simposio Internazionale, Città del Vaticano, 29-31 Ottobre 1998”, Biblioteca Apostolica Vaticana, 2003.
Depois desse Congresso, insistir na “lenda negra” dos homicídios em massa (alguns falam até em "genocídio") é um abuso do direito à ignorância.

Olavo de Carvalho

Posts relacionados

´